Piso Laminado x Piso Vinílico: Qual a melhor escolha?

A escolha do piso é um momento muito importante e decisivo do projeto e que pode gerar muitas dúvidas que devem ser respondidas antecipadamente para não causar transtornos ao longo da sua rotina.

A escolha do piso deve estar alinhada com a decoração escolhida e responder as expectativas para cada ambiente, além de oferecer uma excelente durabilidade.

Os pisos vinílico e laminado são as opções mais utilizadas nas reformas e construções, pois tem excelente relação custo-benefício, versatilidade nas cores e outras vantagens.
Você está em dúvida entre vinílico e laminado? O blog do Studio Wad te conta os detalhes dos dois tipos de piso que vão te ajudar a escolher a melhor opção para o seu lar. Confira:

Vinílico x Laminado: Entenda as diferenças

Muitas pessoas entendem que o piso vinílico e o piso laminado são a mesma coisa. É preciso entender que, apesar de serem parecidos esteticamente, são tipos de pisos bem diferentes.

Os pisos vinílicos são feitos a partir do PVC, substâncias minerais, plásticas e pigmentos. Os pisos laminados são feitos a partir de derivados de madeira, papel e melanina. De acordo com os materiais, é perceptível que o piso laminado é mais rígido e o piso vinílico é mais flexível.

Vantagens do Piso Vinílico

  • Reduz o ruído dos passos
  • Proporciona temperatura agradável 
  • A camada de resina que protege a pintura evita manchas e não retém liquido
  • Material antialérgico
  • Versatilidade nas tonalidades, cores e estampas
  • Melhor preço em relação ao piso de madeira e porcelanato

Vantagens do piso laminado

  • Excelente durabilidade
  • Facilidade na limpeza
  • Rápida instalação, pois são feitas em réguas e encaixadas no formato click
  • Indicado para todos os ambientes

E claro, as desvantagens

É preciso ficar atento às desvantagens do piso vinílico e piso laminado para entender qual é melhor tipo para cada ambiente ou para todo o imóvel. Veja:

  • Piso vinílico: Pode sofrer danos causados por riscos de solas de sapato ou pela movimentação de móveis. A coloração desbota com a iluminação do sol, é resistente a pequenas porções de líquidos, mas não é um piso indicado para áreas com úmidas, como banheiro, cozinha e lavanderia.
  • Piso laminado: Sem a instalação acústica no contrapiso, proporciona os sons dos passos e pode causar incômodo. Não é indicado para casas que possuem animais de estimação, já que não possui proteção antiderrapante. Também é um tipo de piso que não pode ser usado em ambientes como cozinha, banheiro e lavanderia, pois sofre danos irreversíveis.

Agora que você já conhece as vantagens entre piso vinílico x piso laminado, é necessário pensar em todos os detalhes de cada ambiente para fazer a escolha certa. Por exemplo:

Dormitórios: O piso vinílico é indicado para os quartos, pois oferece controle da temperatura independente da estação, reduz os ruídos dos passos e ainda é antialérgico, sendo ideal principalmente para o quarto de crianças e jovens que possuem problemas respiratórios.

Sala de estar e áreas integradas: O piso laminado é sofisticado e proporciona conforto e requinte. Para você não se preocupar com riscos, use feltros e rodízios nos móveis e tudo ficará perfeito.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens e como escolher o piso, conte com os profissionais do Studio Wad para transformar o seu sonho em realidade. Entre em contato e vamos cuidar do seu lar.

Deixe uma resposta