Você está visualizando atualmente Você sabia que existe diferença entre MDF e MDP?

Quando o assunto é repaginar a decoração da casa, sempre pensamos em mudar os móveis para itens mais sofisticados, com excelente durabilidade e muito estilo. Ao fazer uma simples pesquisa, nos deparamos com a seguinte dúvida: qual a diferença de MDF e MDP?

Essa é uma dúvida muito comum e que pode gerar uma certa desconfiança na hora de escolher o móvel que fará parte da sua vida. Nesse conteúdo especial você vai entender a diferença entre MDF e MDP e também vai descobrir quando cada material é adequado para a renovação do seu lar. Confira!

DIFERENÇAS ENTRE MDF E MDP

Apesar de possuírem as mesmas madeiras de origem, eucalipto e pinos, e fabricadas da mesma forma, as madeiras MDF e MDF possuem características e funcionalidades distintas. A sigla MDF significa Medium Density Fiberboard e consiste em um material uniforme, denso e plano que é o resultado de um composto de fibras de madeira com resina sintética, proporcionando móveis e outras peças de artesanato, decoração e estruturas para construção civil.

A sigla MDP significa Médium Density Particleboard, sendo formada por três camadas de partículas de madeira – uma camada grossa no miolo e duas camadas finas na superfície, uma composição que proporciona resistência estrutural que suporta sustentação e encaixe de parafusos sem apresentar danos à longo prazo. O MDP é o material adequado para itens planos e retos como caixas, prateleiras e portas.

 Agora que você entendeu as diferenças entre MDF e MDP, vale saber algumas informações na hora de comprar renovar os seus móveis:

  • O MDP e o MDF são excelentes materiais para os móveis quando utilizados de acordo com as suas vantagens e benefícios. É muito comum encontrarmos projetos que incluam os dois tipos de materiais utilizando o MDP para a confecção de caixas de suporte como armários, prateleiras e estruturas e o MDF para acabamentos com relevo, pinturas e recortes.
  • Por conta das três camadas homogêneas, o MDP é mais resistente à umidade e pode ser utilizado em projetos com ambientes como banheiros, lavanderias e garagens.
  • Vale lembrar que as chapas de madeira aglomerada não são a mesma madeira MDP. A madeira aglomerada é um processo de prensa de resíduos de madeira, cola e resina que possui baixa qualidade em relação à resistência.

O Studio Wad está pronto para transformar os seus sonhos em realidade, criando um projeto único para o seu lar com móveis sob medida e excelente qualidade. Entre em contato e vamos mudar a sua casa. 

Deixe um comentário